quarta-feira, 29 de maio de 2013
O orçamento ideal
É Lei em Mossoró um projeto de nossa autoria que obriga a Prefeitura a realizar audiências públicas e reuniões para ouvir da população sugestões sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual. O problema é a prefeita querer que essa Lei seja cumprida... Essa prática já existiu em Mossoró com o nome "Orçamento Cidadão", mas Fafá Rosado acabou com a prática e ao que parece a atual gestora vai no mesmo caminho.
Orçamento Participativo é uma sugestão, inclusive, da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas nem todo mundo gosta de uma gestão moderna e participativa.
Um ótimo exemplo de orçamento participativo acontece em Minas Gerais e Pernambuco. Pode ser que exista em outros estados, mas desconheço.
Em MG e PE, além de ouvir a população em audiências públicas, permitindo que as pessoas indiquem onde querem ver os recursos investidos, os governos permitem que os deputados indiquem emendas até um determinado valor nos municípios. E o melhor, eles cumprem e liberam a verba.
Em Natal, o prefeito Carlos Eduardo sugeriu que os 29 vereadores indiquem até R 7 milhões em emendas no orçamento para destinar à obras ou entidades da cidade.
O orçamento ideal, é aquele em que as pessoas sejam ouvidas e não decidido em gabinetes refrigerados.
Assinar Postagens [Atom]
Postar um comentário